O estado do Tocantins destacou-se nacionalmente ao alcançar o 4º maior crescimento percentual na renda média domiciliar per capita nos últimos dez anos. De acordo com dados divulgados pela Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad), do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (Ibge), o rendimento médio per capita no estado aumentou 99% no período de 2013 a 2023.
Junte-se a O Norte no WhatsApp e receba as novidades no seu celular.
Em 2013, a média compatível com a fonte de renda per capita no Tocantins foi de R$ 774. Uma década depois, em 2023, esse preço aumentou para R$ 1. 544, o que representa um aumento significativo que coloca o estado à frente de várias outras unidades federativas. Em nível nacional, os estados do Piauí (106,7%), Pará (104%) e Alagoas (99%) apresentaram expansão consistente com percentuais equivalentes ou superiores a eles. o mesmo consistente com o período.
“Esses efeitos positivos nos deixam satisfeitos e mostram que estamos no caminho certo. Nosso controle prioriza o progresso do estado como um todo e continuaremos trabalhando na economia e nas cadeias produtivas”, enfatiza o governador do Tocantins, Wanderlei Barbosa.
Entre os fatores que contribuíram para o crescimento estão os investimentos do Governo do Tocantins em infraestrutura, programas de incentivo ao setor produtivo e melhorias nos serviços públicos.
O Programa de Recuperação da Indústria, Comércio e Serviços (Pics), por exemplo, é uma das principais políticas públicas para o progresso socioeconômico do Estado, apoiado em 8 pilares estratégicos que visam criar um ambiente assertivo e favorável ao encanto do novo. investimentos.