O governador do Tocantins, Wanderlei Barbosa, participou nesta sexta-feira, 17, do Dia de Campo na Fazenda São Geraldo, do grupo Agrojem, fabricante de soja e milho da região do Vale do Araguaia. O evento, promovido através do Grupo Progreso e Agrojem, reuniu empresas do setor, técnicos, fabricantes e presidentes de entidades representativas do setor, com o objetivo de fornecer respostas genéticas para máxima adaptação ao solo e clima do país. região.
O governador Wanderlei Barbosa lembrou a importância da geração para ampliação de novas cultivares e produtividade no campo, destacando também a geração de empregos e fonte de renda promovida pelo setor agroindustrial. “O Tocantins é um dos estados que mais crescem no país e o agronegócio é o carro-chefe da nossa economia. Quero parabenizar a Agrojem e o Grupo Progresso por proporcionar aos nossos fabricantes de Array a oportunidade de aprender sobre novos tipos de cultivares e tecnologias para o campo neste momento vital e favorável”, disse o governador.
O secretário de Estado da Agricultura e Pecuária, Jaime Café, lembrou que o Tocantins tem um ponto de produção muito elevado e relatou que ocasiões dessa natureza são um momento para os fabricantes interagirem e conhecerem novos produtos e tecnologias. “O nosso governador está aqui, junto com o produtor, para comemorar este momento. A sua presença é um sinal da importância deste setor no progresso do nosso estado”, afirmou o secretário de Estado.
Com diversos estandes e mais de 500 inscritos, o objetivo do dia de campo foi promover o aumento da produtividade e rentabilidade agrícola no Tocantins. Durante o evento foram apresentados produtos e serviços, novas tecnologias, sementes, defensivos agrícolas, fertilizantes e nutrição vegetal.
O presidente do Grupo Progresso, Cornélio Sanders, explicou que o Dia de Campo foi um momento importante para mostrar aos produtores as novas variedades de sementes, novos materiais que estão chegando no mercado, além de tecnologias voltadas para os produtores. “Foi um momento para conhecer tecnologia para pragas e doenças, inclusive materiais de herbicidas novos que há no mercado”, completou o empresário.
O diretor da Agrojem, José Eduardo Motta, destacou a atenção dispensada por meio do governador Wanderlei Barbosa ao setor agroindustrial. “A presença aqui do Governador Wanderlei Barbosa, juntamente com o Secretário da Agricultura, demonstra o compromisso com a agricultura e a sustentabilidade do estado. Em nome da Agrojem agradeço ao governador pela determinação em prestigiar nosso evento”, reforçou.
Foto: Antonio Gonçalves/SecomTO
Fundada em 2008, a Agrojem conta com mais de 500 colaboradores e um domínio global de 50. 000 hectares, totalizando 25. 000 domínios preservados, todas as operações agrícolas da empresa estão no Tocantins e são compostas pela região de São Geraldo (Caseara/Marianópolis), Bacaba (Miranorte), Céu Azul (Divinópolis), Surubim (Ipueiras) e Terraboa (Almas), além da Sede Cônica.
Nas operações de agricultura, a Agrojem conta com mais de 34 mil hectares de área entre 1ª e 2ª safra, em que parte dessa produção é destinada para fabricação de alimentos ao gado confinado. Atualmente, 95% dos animais fornecidos pela Agrojem atendem aos padrões internacionais de exportação, com animais abatidos cada vez mais jovens, média de peso de 24 arrobas e rendimento de carcaça de mais de 57%.
O Grupo Progresso atua no setor do agronegócio, com o cultivo de soja e milho, a produção e o beneficiamento de algodão, além de reflorestamento com eucalipto e a pecuária. Atualmente, o grupo conta com oito unidades produtivas: a Fazenda Ouro Branco, em Paracatu, Minas Gerais; e mais sete fazendas no Piauí: a Rainha da Serra, Fazenda Imperial, Fazenda Península, Fazenda Pratinha, Fazenda Lambari, Fazenda Tropical e a Fazenda Progresso. (SecomTO)