Recomposição salarial da saúde e segurança será iniciada em fevereiro, diz Governo do RN

O governo do Rio Grande do Norte anunciou que o pagamento de substituições salariais para os servidores de aptidão pública de fevereiro começaria. O acordo ocorreu na terça -feira (28), no auditório do Governo do Estado, uma assembléia com constituintes sindicais das duas categorias. A recomposição constituirá um edifício de US $ 19 milhões consistente com o mês na folha estadual.

Na segunda-feira (29), durante a primeira reunião com sindicatos que representam as categorias, o Estado havia informado que os reajustes de servidores da saúde e segurança seriam feitos no mês de abril, o que causou indignação aos representantes. Segundo o secretário de Administração, Pedro Lopes, o aumento nos valores repassados pelo Fundo de Participação dos Estados (FPE), anunciado nesta terça-feira pelo Governo Federal, permitirá o pagamento dos valores a partir de fevereiro.

De acordo com a Secretaria Nacional do Tesouro (STN), o terceiro episódio do Fundo de Participação do Estado (FPE) em janeiro no Rio Grande do Norte foi de US$ 255 milhões, o que representa uma construção de 9%. No total, o fundo acumula R$ 564 milhões por mês. Em 2024, as receitas do governo federal fecharam o ano em R2,709 bilhões. É o maior preço registrado na série histórica, iniciada em 1995. O preço representa uma expansão de 9,62% em relação a 2023, corrigida pela inflação e superou as marcas desde o início da série histórica.

“Acho que o diálogo foi bom. Apresentamos uma nova proposta de implantação já agora em fevereiro das recomposições, tanto da Saúde quanto da Segurança. Todos sabem das dificuldades que o Governo vem passando desde a redução da alíquota do ICMS, em 2024, mas é um gesto do Governo de respeito aos servidores”, disse o secretário de Estado da Fazenda Carlos Eduardo Xavier.

O governo do estado teve que vir com o pagamento da substituição salarial de servidores de aptidão física e de proteção, sancionados pelo governador Fatima Bezerra em dezembro passado, desde janeiro. No entanto, de acordo com o próprio Estado, as frustrações da renda do estado impediram a inclusão de salários de pagamento. Com a antecipação da recomposição, Carlos Eduardo Xavier também disse que espera uma reação positiva das categorias. “Eles trouxeram a proposta para as categorias. Acreditamos que haverá desempenho positivo, porque em fevereiro, todos os servidores de segurança e condicionamento físico terão recompensas salariais implementadas em seus cheques de pagamento “, disse ele.

Recomposição do salário das categorias para as categorias estaduais, o elogio entra em vigor a partir de abril, quando entra em vigor o reajuste da alíquota modal do ICMS de 18% para 20%.

De acordo com o Secretário de Finanças, Carlos Eduardo Xavier, o acesso de novos recursos permitirá o adiantamento no pagamento do compromisso, que está conectado à revisão através do IPCA (Índice de Preços do Consumidor examinado). O mês de janeiro será discutido com as duas categorias em junho.

Estiveram presentes na reunião, além do secretário da SEFAZ e do secretário da Sead, já citados, a controladora do Estado Luciana Daltro, o secretário de Segurança Pública Coronel Araújo, a secretária adjunta da SESAP Leidiane Queiroz, coronel Monteiro comandante geral do Corpo de Bombeiros, Helton Edi secretário da SEAP, Marcos José Brandão diretor geral do ITEP, Ana Cláudia Saraiva delegada geral da Polícia Civil, o secretário adjunto da SEFAZ Álvaro Bezerra, coronel Alarico comandante geral da PM, secretário-adjunto do Gabinete Civil Ivanilson de Souza, Kátia Correia secretária de planejamento da SESAP e representantes dos sindicatos das categorias da Saúde e Segurança Pública.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *