Os proprietários de carros Mato Grosso do Sul têm vários confortos quando se trata de atualizar com as autoridades fiscais. Em 2025, o governo do estado, através do Departamento de Finanças do Estado, permitiu que o contribuinte pagasse o sistema de pagamento instantâneo do tributo.
O ingresso do IPVA 2025 (DAEMS) já inclui QR codes para a opção de pagamento integral (com 15% de desconto) e para o primeiro episódio, caso o contribuinte opte pelo pagamento da taxa (sem desconto).
Para aqueles que pagam o pagamento, será obrigatório gerar os daems de outros pagamentos, que também envolverão o código QR para pagamento através do portal e-Fazenda que acessa https://eserservicos. seguro. sefaz. msarraygov. br. Br. e variedade da opção “IPVA – cidadão”.
Conforme o secretário estadual de Fazenda, Flávio César, ao optar pelo pagamento via Pix, o prazo para baixa do débito tem retorno bancário instantâneo. “Com a nova modalidade, tanto o cidadão quanto as empresas poderão quitar seus débitos de forma mais simples e ágil.
O pagamento do PX inclui todas as dívidas da IPVA, ICMS, multas, licenças e taxas. A nova forma de burocracia de pagamento e torna o serviço público cada vez mais eficiente “, afirmou.
Os pagamentos são aceitos por meio de qualquer pessoa física ou jurídica que possua conta em estabelecimento monetário ou estabelecimento de pagamento, adicionando bancos que não estejam conveniados com o governo estadual como digitais, desde que participem do PIX.
Os impostos estaduais e as taxas estaduais são publicados, adicionando os registrados como dívida ativa. No entanto, vale lembrar que os limites de tempo e preços das transações são regulamentos tomados por conta própria através do banco central.
Para garantir a segurança da transação, o Secretário fortalece o uso do novo portal e-Fazenda que já está em serviço e garante autenticação, rastreabilidade e respeito pelo LGPD (Lei Geral de Proteção de Dados).