O RN comunica a quebra do acordo de pagamento e os sindicatos realizarão as assembleias

O Governo do Rio Grande do Norte comunicou, em reunião de urgência nesta segunda-feira (27), o descumprimento do acordo de pagamento referente ao calendário de recomposição salarial para os servidores da segurança pública e da saúde. De acordo com informações dos sindicatos Sinpol-RN, Sindsaúde-RN e Sindppenrn, os representantes do Executivo alegaram falta de recursos para pagar os servidores a partir deste mês de janeiro. A recomposição, no percentual de 4,68% prevista para as categorias, não será garantida neste início do ano. Os sindicatos realizarão assembleias para discutir o assunto nesta terça-feira (28) e quarta-feira (29).

Apresentada por meio do secretário da SEAD, Pedro Lopes, a reunião, a proposta do Governo é colocar em vigor os índices do IPCA (2023 e 2024) na massa salarial de abril. No entanto, os servidores só receberão mais planilhas com créditos na conta em 10 de maio. No que diz respeito aos últimos meses (janeiro, fevereiro e março), Pedro Lopes propôs a abertura de uma mesa de negociação coletiva em junho para iniciar a negociação desses pagamentos. De acordo com o Sindsaúde, os meses sem pagamento tiveram que cobrar uma dívida de R$ 58 milhões.

Além de Lopes, Ivanilson Maia, subsecretário do Serviço Civil, e Álvaro Luís, subsecretário do Tesouro Público, estavam presentes.

Com o cenário existente, as entidades que compõem o Fórum de Segurança se reunirão na manhã desta terça-feira (28), para planejar movimentações seguras e anunciar a convocação de categorias ainda nesta semana na Assembleia Geral e MobilizaçãoMatriz Quarta-feira, 29, o Sindsaúde realizará uma reunião estadual em Cemure, às nove da manhã.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *