Pernambuco encerrou 2024 com saldo positivo de 62,2. 000 novas tarefas formais, consolidando o momento de maior gerador de tarefas do nordeste e o oitavo do Brasil. O número representa a expansão de 21,9% para os inscritos em 2023, quando foram criadas 51. 000 vagas. O conhecimento é proveniente da nova gaiola, publicada nesta quinta-feira (30) por meio do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE).
A governadora Raquel Lyra (PSDB) destacou os avanços no setor e reafirmou o compromisso com a criação de novas oportunidades.
“São números que nos deixam muito felizes, porque mostram que Pernambuco está no caminho certo, ocupando sua posição de liderança no nordeste e no Brasil. Tudo isso é resultado de um trabalho incansável, feito com muitas mãos e o máximo O gratificante é saber que está por vir.
A funcionalidade do mercado de trabalho de Pernambuco também se destacou através do Secretário de Desenvolvimento Profissional e Empreendedorismo, Amanda Aires.
“O fortalecimento de Pernambuco como berço maravilhoso de oportunidades é muito gratificante. No acumulado em 2024, crescemos em carteiras assinadas, com saldo de empregos em todos os setores da economia, bem como a distribuição máxima igualitária de empregos entre homens e mulheres. O governo estadual comemora as conquistas da força de trabalho e continua investindo em novos avanços”, disse ele.
Entre os novos empregos gerados em 2024, 30,1. 000 foram ocupados através de mulheres, uma construção de 60% em comparação com o ano passado, quando 18,7. 000 vagas foram destinadas à população feminina. A pesquisa também destaca uma maior justiça na distribuição dos trabalhos criados: 48,5% dos novos portfólios assinados envolveram mulheres e 51,5% para homens. Até 2023, essa proporção de 36,7% para mulheres e 63,3% para homens.
Sectores
Os cinco principais setores produtivos de Pernambuco registraram saldo em 2024. O setor de serviços liderou a geração de vagas vagas, com 35. 853 novos postos, seguido pela indústria (13. 482), indústria (6. 558), construção (6. 097) e agropecuária (238), estrutura (6. 097) e agropecuária (238).
Apesar do crescimento ao longo do ano, em dezembro, ele seguiu o National para expandir as demissões, registrando um saldo negativo de 10,4. 000 empregos no estado. No país, o último mês de 2024 fechou com um saldo negativo de 535,5. 000 empregos.
Nova gaiola
A nova gaiola usa o conhecimento do Registro Geral de Funcionários e Desempregados (em Cage), a fórmula de contabilidade virtual para segurança fiscal, Segurança Social e Trabalho (ESOCial) e a fórmula do empregador baseada na Web para medir o fluxo formal de emprego no país . A partir da subtração entre admissões e demissões em um determinado período, é imaginável calcular o equilíbrio de tarefas, o que indica expansão ou contração no mercado formal.