Na fase de verificação, os e-scooters alugados reoperam no DF

Metropolmemeteropolis. com

30/01/2025 09:37, atualizado 30/01/2025 16:20

O Ministério dos Transportes e Mobilidade do Distrito Federal (SEMOB) anunciou quinta -feira (30/1), o retorno da operação de scooters elétricas na capital do país, que pode ser alugada pela população. O serviço passará por uma era de cheque por 90 dias antes de ser efetivamente implementada.

Inicialmente, existem scooters elétricas compartilhadas em águias claras e avião piloto, graças a uma associação com a Jet, que opera em 16 cidades brasileiras, como Curitiba (PR), Florianópole (SC), Porto Alegre (RS) e Vila Viejo (es (es), ).

A frota inicial é de 672 dispositivos, distribuídos em estações virtuais que podem ser acompanhadas por meio do aplicativo da empresa, que estará disponível em todas as plataformas iOS e Android. O aluguel tem tarifas, que começam em 0,25 R$ por minuto, dependendo do horário e dia da semana.

Os patinetes têm domínio de tráfego e restrição de velocidade de até 20 km/h, configurados via GPS e respeitando as leis de trânsito, segundo a Semob.

Antes da viagem, o público recebe recomendações por meio de vídeos explicativos sobre o uso adequado do artigo, adicionando dados sobre onde estacionar e como fazê -lo com segurança. O dispositivo só pode ser controlado por mais de 18 anos, com até cinco usuários legais no mesmo registro.

“Este serviço não constitui os preços do GDF [Governo Federal do Distrito], que fornece área para exploração experimental por 90 dias. Os suprimentos corporativos que, nas primeiras semanas [disponíveis], 5. 000 registros serão feitos “, disse o Secretário de Transporte e Mobilidade, Zeno Gonçalves.

Para evitar acidentes, os patinetes têm velocidade máxima permitida e controlada por GPS, de acordo com a região de circulação dos veículos. Quando estiverem em ciclovias ou ciclofaixas, esse indicador será de até 20 km/h. Nas demais vias da cidade, não poderá ultrapassar 15 km/h. E, em áreas de segurança, o limite ficará em 6 km/h.

As scooters são fornecidas com absorção surpresa, faróis dianteiros, lanterna traseira, seta, freio dianteiro e traseiro, luz do freio, buzina, velocidade e nível de bateria, suporte de carga de indução celular, GPS que monitora a localização do dispositivo em tempo genuíno e anti- sistema anti-anti-anti-anti-roubo.

“Estimular a micromobilidade urbana em Brasília é algo repleto de significados para nós da Jet. Além de essa ser uma cidade plana, de boas condições climáticas para uso dos patinetes elétricos em todo o ano e com ampla malha cicloviária, trata-se da capital do maior país da América Latina”, destacou o diretor da empresa, Darkhan Torekhanov.

O arrendamento terá outros objetos de valor, contando a hora e o dia da semana de uso.   De segunda a sexta -feira, o custo da ativação será de US $ 1,99, seja qual for o tempo. O valor minuto já terá o dia composto por um órgão.

Verifique:

Aos sábados e domingos, a ativação será de US$ 2,99 e o valor de acordo com o minuto irá variar.

Olhar:

O pagamento será feito de forma digital, via aplicativo e poderá ser efetuado com cartão de crédito ou Pix. A empresa Jet vai manter canais abertos para contato com os usuários do sistema via e-mail: ([email protected]), WhatsApp (+55 13 991374203) e Telegram (+55 13 991374203).

1 e 1

Mais opções no Google Chrome

2

Parâmetros

3 e 3

Configurações do site

4

Notificações

5

Os sites podem pedir para enviar notificações

Você quer ficar por dentro das notícias do Distrito Federal e receber notificações em tempo real?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *