Nesta quarta-feira (5), o Governo de Pernambuco, a Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti/PE) e a Fundação de Apoio à Ciência e Tecnologia do Estado de Pernambuco (Facepe), anunciaram o lançamento da inovação anunciada no Edital de Redes 2025 anunciado. Os investimentos para a realização estão estimados em aproximadamente R$ 3 milhões do Fundo PE Innovated e são repassados por meio da Agência Pernambucana de Empreendedorismo (AGE).
O Edital Redes de Inovação 2025 tem o objetivo de fortalecer e incentivar ambientes inovadores em Pernambuco, que aumentam a competitividade dos setores produtivos e são importantes para políticas públicas com impacto socioambiental e econômico.
Forneça um ambiente favorável à inovação que abrange os setores econômicos e alinhe nos métodos de internalização no estado.
O formulário eletrônico para submissão das propostas do Redes de Inovação 2025 estará disponível a partir desta quinta-feira (6), no Sistema AgilFAP, no site www.facepe.br e as inscrições seguem até dia 31 de março. O resultado preliminar dos contemplados está previsto para o dia 02 de maio.
Programa
O programa prevê a seleção de 15 propostas de redes dinâmicas e engajadas de pesquisadores, profissionais da inovação e entes civis e governamentais dedicados ao fortalecimento de setores produtivos relevantes para a economia pernambucana.
Les Projets Auront Un Trimestre de 24 Mois et les Axes Stratégiques de l’nonce sont axés sur les domainos de l’rednergie, de l’agroindustrie, de l’Industrie de los Angeles Transformation, des Industries, de l’saconsissement, Construction, commerce, logistics, tourism, ICT services, public administration, education, health, culture and sports.
Em sua fala, a secretária da pasta de CTI, Mauricelia Montenegro, destacou que a realização de redes de inovação é um componente do maravilhoso guarda-chuva dos movimentos científicos, tecnológicos e de inovação no estado, o Inova PE, que foi introduzido em dezembro do ano passado.
“O Inova PE possui cinco estratégias de atuação e o edital Redes de Inovação está inserido na quinta estratégia, que é o fomento ao empreendedorismo inovador. Porque fomentar o empreendedorismo inovador é desenvolvimento e competitividade na veia. O edital Redes de Inovação é um dos editais de mais sucesso da Secti. Pois, é um dos que traz mais recursos público pro estado, porque cada real que a gente aporta, as redes conseguem captar mais recursos de outras fontes”, ressalta.
O diretor de inovação da Fundação de Apoio à Ciência e Tecnologia do Estado de Pernambuco (Facepe), Leonardo Ferraz, disse que a opinião das redes de inovação já está consolidada e que em 2024 teve muitos inscritos. Ganhamos muitas propostas qualificadas e para este ano vencemos. Coloque 15 projetos adicionais para redes de inovação. No total, 30 coordenadores da rede de inovação em Pernambuco”, disse.
Maior cobertura regional
A opinião das redes de inovação em 2025 fornece cinco novas vagas para as regiões que foram fornecidas em edições além. De acordo com o Diretor da Secti / PE, Marcelo Magalhães, o anúncio oferece oportunidades para as regiões da Aropes de Progressão (RDS), Central Servis, Pajeú Servvis, Servi do Moxotó e Mata Sul.