Sisu 2025: Mato Grosso do Sul tem mais de 4,5 mil participantes aprovados

Mato Grosso do Sul teve 4.594 pessoas aprovadas no Sistema de Seleção Unificada (Sisu) 2025. O estado teve 41.585 inscrições, levando-se em consideração que cada inscrito podia escolher até dois cursos. De acordo com o levantamento do Ministério da Educação (MEC), publicado nesta segunda-feira, 27 de janeiro, das 4.880 vagas ofertadas por instituições sul-mato-grossenses, restam remanescentes apenas 286. O estado figura em 19º lugar no total geral de estudantes aprovados no Sisu em 2025 — classificação que varia de acordo com o número de vagas ofertadas por cada unidade da federação.

Verifique a lista de cursos com o número de inscrições no MS:

Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul

Unidade da Universidade de Campo Grande -Santo Amaro

Medicina

Fundação Universidade Federal da Grande Dourados

UFGD – Unidade II

Medicina

Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul

Grande campo

Medicamento

Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul

Grande campo

Informática

Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul

Câmpus de Três Lagoas – CPTL II

Medicamento

Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul

Grande campo

Gestão humana

Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul

Campo Grande

Pedagogia

Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul

Grande campo

Ciência de Dados

Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul

Campo Grande

Bom

Mato Grosso do Sul State University

Unidade Universitária Campo Grande – Santo Amaro

Psicologia

Brasil – No total, o procedimento de variedades conquistou a inscrição de 1. 310. 781 candidatos, que duraram 2. 61. 779 vagas em 6. 863 cursos em 124 estabelecimentos públicos de ensino superior.   O número de inscritos acima de 3% em relação a 2024, quando 1. 271. 301 participaram da variedade. O procedimento de variedades registrou 2. 505. 979 inscrições, pois cada inscrito pode decidir sobre até dois cursos.   Dada a concorrência geral, os termos dos cotistas e os movimentos afirmativos das instituições, o SISU registrou 6. 342. 684 inscrições.

De acordo com o levantamento da pasta, com a implementação da regra de remanejamento prevista na Lei de Cotas, o Sisu 2025 alcançou um novo patamar de eficiência. Essa regra assegura que as vagas reservadas, caso não tenham candidatos suficientes, sejam inicialmente redistribuídas entre os próprios cotistas, conforme a ordem estabelecida na Lei. E, se ainda houver vagas não preenchidas, elas são automaticamente destinadas à ampla concorrência. 

Essa substituição permitiu que as posições vagas que seriam preenchidas pela lista de espera preenchiam a chamada normal. Como resultado, outros 17. 337 acadêmicos foram aprovados, graças à realocação. Com a substituição, a taxa de ocupação aumentou, que é a data entre aprovada e o número de vagas. Este ano, a taxa registrou 97,4%. No ano passado, é 90,8%.

Aprovado em todo o estado, o estado que obteve o maior número de registros é Minas Gerais, com 331. 290 registros, bem como o maior número de aprovações: 33. 192. As escolas públicas de Minas Gerais ofereceram 34. 049 postos vagos. Logo em seguida, a lista de estados com o máximo de participantes continua com Rio de Janeiro (com 255. 986 inscrições e 28. 058 aprovadas, para uma oferta de 28. 424 postos vagos) e São Paulo (com 215. 348 inscrições e 13. 585 aprovadas, para ser uma infração da Operação da Operação da Operação de 13. 638 veranistas).    

Confira a tabela abaixo com o número de aprovados em cada estado. 

Disilinas: As pessoas determinadas no chamado normal do SISU podem fazer login ou gravar instituições educacionais para as quais foram admitidas de 28 a 31 de janeiro. Depende do candidato praticar as condições, procedimentos e documentos de registro, além de prestar atenção aos dias, horários e posições de serviço explicados pela instituição, em sua opinião.         

Além disso, o prazo para o estudante que não tenha decidido no concurso normal por interesse explícito na lista de espera começa esta segunda-feira, 27 de janeiro e estende-se até ao dia 31 do mesmo mês, através do portal único de acesso ao ensino superior.

A lista de espera pode ser usada no ano através da participação de instituições públicas de ensino superior, para preencher as vagas que não estão ocupadas no apelo normal do Sisu de 2025, de acordo com a ordenança normativa do tipo N. 21, 2012, a menos que seja planejado no art. 2 Decreto No. 11 781 de 14 de novembro de 2023 e em Art. 3 do mec n. 2. 027, de 16 de novembro de 2023.         

Aviso de comunicação entre o Ministério do Ensino Superior (SESU) e a Subsecretaria de Tecnologias da Informação e Comunicação (STIC)   

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *