247 – Relatório destaca que o mix de benefícios das emissões de carbono evitadas, reduzidas ou eliminadas do meio ambiente pode ser usado para financiar a conservação e recuperação de espaços agrícolas em Mato Grosso. Para isso, várias equipes de compensação disponíveis no Brasil estavam sendo analisadas para mapear os benefícios de uma atividade segura de conservação, recuperação e regeneração.
The study, entitled “Carbon instruments for financial sustainability in a soy landscape initiative”, evolved through Proporest with the collaboration of IPAM (Amazon Environmental Research Institute), PCI strategy (produces, conservation and inclination ) and producing, with certainty, safely, with Seguro, com o investimento do fundo de inovação da terra através da tarefa “paisagens climáticas sustentáveis e inteligentes no oeste de Mato Grosso”. Como sugestão, os pesquisadores defendem o uso de uma mistura de ferramentas monetárias como um meio de colher benefícios da criação de paisagens sustentáveis mais amplas.
Segundo dados do Mapbiomas, rede da qual o IPAM faz parte, Mato Grosso perdeu 23 milhões de hectares de vegetação local, cerca de 32% de toda a cobertura estadual desde 1985. Durante o mesmo período, pastagens e culturas ganharam 23 milhões de hectares, um acúmulo de 130%. Essa substituição no uso da terra teve um efeito direto na produção agrícola da região, que terá que enfrentar cada vez mais chuvas anormais, rupturas culturais e secas excessivas.
O documento é um componente da iniciativa de paisagem sustentável no oeste de Mato Grosso, que procura construir uma produção agrícola sustentável no estado, garantindo a conservação de plantas locais e a inclusão de pequenos agricultores e comunidades clássicas. A estratégia do PCI, cujo objetivo é aumentar o orçamento para a expansão e otimização da produção agrícola em Mato Grosso e opera em seis municípios na região.
“Às vezes, podemos colocar uma ação no terreno, mas a posição é superior e o mercado não paga o suficiente. Para reduzir a dependência de doações e investidores, teremos que qualificar esses movimentos graças a seus próprios efeitos em alívio das emissões ”, explica Fernanda Xavier, coordenadora regional da IPAM em Mato Grosso.
As atividades de iniciativa vêm com esforços de conservação e catering em fazendas de soja, que oferecem empréstimos de carbono para as emissões evitaram o desmatamento legal, o alívio e a eliminação de gases de efeito estufa através de áreas preservadas dessas propriedades. Portanto, procuramos criar um conjunto de ambientes produtivos e resilientes às mudanças climáticas, o investimento da preservação de plantas indígenas e a criação de situações mais favoráveis para a cultura.
Mapa das ferramentas – Segundo o levantamento realizado pelos pesquisadores, a maior parte das ferramentas de benefícios de emissões evitadas ainda possuem inseguranças jurídicas e falta de institucionalização. Além disso, iniciativas como REDD+ Jurisdicional são eficazes no financiamento de conservação, mas não se aplicam a atividades de restauro e agricultura regenerativa. A variação nos valores de pagamento, que oscilam entre $10 e $150, também contribuem para a insegurança de alguns projetos e reforçam a necessidade de uma combinação de ferramentas para o financiamento devido das iniciativas.
“Uma coisa não pode responder a todos os pedidos da iniciativa. Sabemos que a conservação é relativamente razoável e que os créditos de carbono podem pagar o que é obrigatório para iniciar essa atividade, porém, vemos que com restauração e agricultura regenerativa, esse mercado não supre a demanda. A carga de colocar força e o valor pago através do carbono não excedem. É por isso que mantemos que o mix de equipamentos pode ser usado para compensar esse déficit”, explica Pauline Denis, gerente de atribuição e coordenadora meteorológica da Proferest.
❗ Se você tiver posições para carregar neste artigo ou uma correção para fazer, toque em requaCao@brasil247. com. br.
✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no Telegram do 247 e no canal do 247 no WhatsApp.
I: 247 é o canal político do Brasil no voto popular
Inscreva -se no 247, através do PIX, assine a TV 247, Cortes 247 e veja: