SEG – sexo
Apresentação
Ao vivo
Seguindo
Espera -se que as temperaturas estejam acima de 5 ° C acima da média até a próxima segunda -feira (10); Alerta também chega a oeste de Santa Catarina
Vitor Bonetsda Cnn*, em São Paulo
O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu nesta quarta-feira (5), um alerta vermelho para onda de calor em quase todo o Rio Grande do Sul e nos municípios do oeste de Santa Catarina.
Segundo o Instituto, as temperaturas excedem cinco ° C, em média, nos próximos dias e o fenômeno está ameaçado pela saúde. Cuidado é válido até segunda -feira (10).
No Rio Grande do Sul, as áreas afetadas são a região metropolitana de Porto Alegre, os estados do sudoeste, noroeste, sudeste, nordeste e centro-oeste. Em Santa Catarina, atinge cidades como Chapecó e Xaxim.
A cidade de Qualaí, no Rio Grande do Sul, registrou a temperatura na história do estado na última terça-feira (4). Os termômetros da cidade chegaram a 43,8°C.
Na segunda-feira (3), a cidade já havia registrado a maior temperatura do Brasil neste ano de 2025, que é de 42,5 °C. Ainda este ano, Quaraí registrou 42,4°C, em 23 de janeiro, que também é a temperatura mais alta do país em 2025.
As seis temperaturas do dia foram registradas no Rio Grande do Sul:
O Rio Grande do Sul enfrenta uma situação preocupante com a mistura de seca persistente e níveis críticos dos rios. A falta de chuvas normais nas últimas semanas teve um efeito significativo na disponibilidade de água, afetando a agricultura, as fontes humanas e a vida animal em várias regiões do estado.
De acordo com a fórmula de dados da crise (S2ID), 61 municípios em gaúcho já registraram ocorrências relacionadas à seca. A lista inclui cidades como Tree, Santa Margarida do Sul, Manoel Viana, Tupanniret e Rosario do Sul, entre outros.
Veja a lista completa:
Em 50 desses municípios, o cenário é ainda mais crítico, com o decreto do cenário de emergência, indicando as medidas de necessidade e resgate às populações afetadas.
Mantenha -se mais sensato às notícias mais recentes, indique nossa newsletter e não perca nenhum detalhe!
CNN