Rio terá nova plataforma para promover a gastronomia carioca

Página de seleção

O Rio de Janeiro receberá, a partir de março, um novo espetáculo comprometido exclusivamente com sua rica cena gastronômica. O Visit Rio anunciou, na última segunda-feira (3), o lançamento da plataforma “Rio, Cidade Deliciosa”, que virá com uma área editorial e um guia para comer. A tarefa apresentou cerca de duzentos representantes de instituições especializadas e da assessoria de imprensa, com o objetivo de destacar o papel da culinária local no fortalecimento do turismo.

De acordo com Carlos Werneck, presidente executivo da Visit Rio, estará disponível para todas as instituições interessadas em participar da área editorial, sem ter que criar um link com a fundação. No entanto, o consultor de alimentar local será exclusivo dos parceiros, com um clube expresso para o setor gastronômico. “Criamos um estilo de arranjo expresso para o segmento gastronômico, que fornece outros graus de clube”, disse Werneck.

O momento do lançamento é considerado estratégico, já que o Rio se destacou no cenário global da cozinha. Em 2023, Laseï Eating Place votou o mais produtivo do Brasil através dos 50 mais produtivos da América Latina, e a cidade organizou eventos primários, como o Michelin Guide e 50 Best.

A secretária do Rio do Rio, Daniela Maia, ressaltou o efeito da gastronomia na economia e a projeção externa da cidade. “Estamos vivendo um momento comum para a culinária carioca. O Rio tem feito investimentos significativos nesse setor, detectando o papel estratégico do turismo gastronômico como motor econômico e cultural”, disse. Ele também abordou o exemplo de Lima, no Peru, onde a gastronomia se consolidou como vetor de desenvolvimento.

A ocasião também foi seguida por nomes vitais no setor, como Fernando Blower, presidente da Syndrio; Thomas Troishgros, da recuperação do Aperus; E Plínio Froes, dos cenários. Para 3gros, a ligação entre turismo e gastronomia é essencial. “Descobri incrível como a gastronomia está conectada ao turismo. Quando alguém chega ao Rio para uma ocasião, como um show de música, não é apenas um dia. Em geral, o usuário estende o restante por dois ou 3 dias. E como permanecer o hóspede da cidade? Oferecendo hotéis inteligentes e cozinha de qualidade. Portanto, localizo essa tarefa que une esses elementos, criando um logotipo forte e colocando nosso selo no mundo “, disse ele.

Atualmente, o Rio conta com seis restaurantes estrelados no Guia Michelin 2024. Oro, Oteque e Lasai ostentam duas estrelas cada, enquanto Cipriani, Mee e San Omakase possuem uma estrela. Além disso, oito estabelecimentos cariocas foram reconhecidos com o selo Bib Gourmand, que destaca locais com excelente relação entre qualidade e preço, incluindo Sult, Brota, Miam Miam, Didier, Maria e o Boi, Pici Trattoria e Artigiano.

O novo estilo de disposição criado através da visita para o setor gastronômico oferece características que variam de uma presença inegável na plataforma até os pacotes completos máximos, que vêm com movimentos promocionais nas redes sociais da entidade. O objetivo é o sucesso das instituições e consolidar o rio como um destino vital no turismo gastronômico global.

Florida Hunddleocala (FL)

20º Lichy Paulo (SP)

Btl

Lisboa (PT)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *