Acre está entre os seis estados brasileiros que devem aumentar a máxima até 2025

O produto interno bruto (PIB) consistente com o acre deve crescer 2,9% em 2025. A projeção positiva vem da revisão regional, publicação econômica pronta pelo Banco do Brasil. De acordo com Centaje, coloca o estado como o sexto máximo esperado para ser construído no país. Os números refletem a fase da economia acônica, que fez progressos históricos nos últimos anos.

Os principais setores da indústria, instalações e agricultura devem ser os melhores, com variação de 3,5%, 2,8% e 0,6%, respectivamente. Graças aos dados, a tendência de expansão do PIB do acre é superior à média nacional, que é de 2,2%. Na região norte, o acre é apenas o latto do Tocantinos.

O governador Gladson Cameli saudou as previsões e reafirmou que o Acre é uma posição de muitas oportunidades. “Temos uma terra abençoada. Nossa localização é estratégica em relação ao Oceano Pacífico e, acima de tudo, temos pessoas muito trabalhadoras. O governo do governo continuará a ser uma empresa para criar um ambiente de negócios favorável para que possamos expandir cada vez mais”, disse ele.

Os registros rastreados em toda a produtividade refletem nas exportações do ACRE, que são as maiores já registradas. Em 2024, o volume atingiu US$ 87,3 milhões. É 90,6% maior do que o registrado em 2023, com destaque para carne bovina, soja e suína, que foram os produtos mais exportados no ano passado.

Em 2024, o PIB do ACRE terá um aumento de 4,4%, um índice superior à média nacional de 3,5%. Os setores que mais contribuíram foram: indústria (5,1%); Agropecuária (4,2%); e (4,1%).

Ao longo dos mais de cinco anos, o saldo da criação de tarefas tem sido positivo no acre. O resultado mais produtivo alcançado foi em 2021, quando foram geradas 8. 041 tarefas oficiais. O estado encerrou 2023 com a menor taxa de desemprego do país.

Os movimentos feitos pelo governo do acre foram básicos para levar o crédito para a economia. O estado implementou políticas públicas que fortaleceram o setor pessoal local, como a criação do Programa de Compras Governamentais (Comprac), bem como as medidas que obtêm os benefícios da produção rural e comercial.

Por: Agência Acre Notícias

© 2022 – Todos os direitos reservados. Gazeta do acre

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *