DF Categorias de Escolas Públicas Retornar com a Proibição de Uso Celular

Metropólesmetropoles.com

07/07/2025 14:23, atualizado em 02/07/2025 14:28

As aulas em escolas públicas do Distrito Federal retornam nesta segunda-feira (10/2) com uma nova orientação pedagógica. A partir de agora, celulares estão terminantemente proibidos no interior das instituições de ensino da capital da República, exceto quando autorizado.

Nesta sexta-feira (7/2), a Secretária de Educação do Distrito Federal divulgou uma circular com orientações sobre o uso de aparelhos eletrônicos nos colégios. Segundo o documento, celulares deverão permanecer dentro da mochila dos alunos ou em “local designado pela gestão escolar”.

Nesses casos, os gadgets devem permanecer desconectados, os alarmes desativados, sem a opção de acessá -lo remotamente nas condições descritas.

Portanto, os telefones celulares não podem ser usados ​​atividades internas e fora das portas da elegância ou em uma área educacional da unidade escolar. Além disso, também é proibido usar o dispositivo entre intervalos de elegância, adicionando recreação.

A circular diz, ainda, que somente será permitido o uso do aparelho quando houver autorização expressa do professor para “fins estritamente didáticos”, tais como: “pesquisas, leituras, atividades avaliativas supervisionadas, acesso ao material em plataformas de ensino, ferramentas educacionais específicas ou qualquer outro conteúdo ou serviço educacional”.

Conforme explicado através do Secretariado, por ocasião do uso da escola, as atividades serão planejadas, monitoradas e constantemente avaliadas através de profissionais da escola, em associação com guardiões legais e outras pessoas interessadas no serviço do aluno.

O uso de telefones celulares também será legal para acadêmicos com deficiência ou para distúrbios físicos que desejam o dispositivo de monitoramento ou seus desejos, e como um recurso para adaptação e acessibilidade educacional, para fazer uma inclusão segura.

Por fim, como último recurso, os acadêmicos utilizarão o dispositivo quando houver “autorização expressa da equipe de controle da unidade hospitalar por motivos de força maior, condições perigosas ou estado de necessidade”.

Em caso de descumprimento das regras estabelecidas, os profissionais da Educação deverão acionar a equipe gestora da unidade escolar, que, por sua vez, poderá adotar medidas educativas ou disciplinares de caráter educativo, previstas no regimento escolar.

Em entrevista à Rádio Metrópoles, a secretária de Educação, Hélvia Paranaguá, disse que se um aparelho for levado com o aluno, ele será levado. apreendido através da instituição de ensino.

“Sou super favorável a isso. A criança agora terá uma concentração muito maior porque não vai poder manusear o celular. Se for pego [com o objeto], será tomado o celular e o pai terá de ir à escola buscar. Então, estamos preparando algumas informações nesse sentido”, declarou.

Helvia também disse que os estudos estão sendo realizados para a implementação de bloqueadores de painéis nas escolas, como “usados ​​em prisões seguras no país”: “Existem estados que a opção de ter acesso a bloqueadores, algumas prisões. Portanto, nós, nós tem que usar todos os recursos “, disse ele.

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) sanciona, em 13 de janeiro, o Projeto de Lei nº 4.932/2024, que restringe o uso de celular e outros aparelhos eletrônicos portáteis em escolas públicas e privadas por todo o país.

A proposta aprovada pelo Congresso Nacional restringe o uso não pedagógico de celular e outros aparelhos eletrônicos portáteis por estudantes, inclusive no recreio e intervalo entre as aulas.

Segundo mim, o registro prepara os equipamentos de orientação, comunicação e redes e escolas que visam implementar a medida.

1.

Mais sobre o Google Chrome

2

Parâmetros

3 e 3

Parâmetros do site

4

Notificações

5

Os sites possivelmente solicitariam notificações

Você vai se manter informado sobre as notícias do Distrito Federal e receber notificações em tempo real?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *