32º
A cidade do Rio de Janeiro deve formalizar um pedido na próxima semana para que o município seja identificado como “capital honorária” e “cidade federal” do Brasil. O prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes, informou ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva que a medida seja seguida por meio do decreto.
Além disso, Paes, que fez uma grande mensagem de texto em suas redes sociais ao pedido, sugere que a lei presidencial seja assinada em julho, na Assembleia da Cúpula do BRICS, organização formada por Brasil, Rússia, Índia, China e África. Do South, que será baseado na cidade.
Mas, afinal, que ajustes com esse decreto?De acordo com o G1, que teve acesso ao exame interno da Câmara de Vereadores, o nome terá um preço simbólico e não substituirá a posição do Rio de Janeiro no cenário federal. Ele oficializará a cidade como o principal cartão postal do país e, na prática, substituirá o papel na edição do preço do município.
Mas, além disso, segundo Paes, a medida buscaria medidas opostas que ele considera autoritárias e destrutivas para a cidade. O primeiro foi o deslocamento da capital para Brasília (1960), sem indenização.
O prefeito também critica a decisão, época da ditadura do exército, de extinguir o então estado da Guanabara, que se formou exatamente do outro lado da capital carioca. Até então, o território que hoje inclui o estado do Rio de Janeiro era dividido entre os grupos federativos do Rio, com a capital na cidade de Niterói e Guanabara. Em 1975, houve unificação.
O documento recebeu através dos destaques do G1, para desenvolver a decisão, o papel do Rio como porta de entrada e símbolo do país através da organização de diversas ocasiões estrangeiras, como a ECO 92, os Jogos Olímpicos de 2016 e a reunião do G20. Além disso, lembre-se de que a cidade também engloba ocasiões mundialmente famosas, como Carnaval, Réveillon e Rock in Rio.
A ação, que possivelmente seria vista de forma estranha pelos brasileiros, já foi implementada da mesma forma em outros países, como Alemanha, África do Sul, Bolívia, Turquia e Suíça. Mas, além da popularidade como “capital honorária” e “e” Cidade Federal, “O aplicativo tem uma série de dicas para elevar o município. Listagem G1:
A capital do Brasil, que antes era Salvador, mudou-se para o Rio de Janeiro em 1763. O prestígio dos principais meios de comunicação social do país foi reforçado em 1808, com a chegada da família real portuguesa, fugindo à expansão de Napoleão para a Europa. Com isso, o rio se tornou a capital do reino português.
Após a independência, em 1822, a cidade continuou como a força da Força Nacional. Dom Pedro I e Dom Pedro II controlavam o reino a partir da capital. A mudança da capital do país para Brasília em 1960.